Alguns anos depois da Teoria Hipodérmica, surgiu o Modelo de Lasswell, que apresentou as falhas e as corrigiu. Por isso o Modelo não é considerado uma teoria, pois somente "retocou" o que já estava feito.
Quais são as mudanças?
Lasswell, apontava cinco questões importantes para a compreensão da mensagem.
-Quem?
-Diz o que?
-Através de que canal?
-A quem?
-Com que efeito?
Ao receber a resposta para essas perguntas, a mensagem estava clara e completa.
Em sua perspectiva, a audiência era dividida em várias classes, sexuais, econômicas, religiosas, políticas, etárias, entre outras. Pressupões que entre o estímulo e a resposta existem elementos cruciais a serem relevados.
Tambem nesse modelo, foi a primeira vez que foi citado as relações informais, mas não foi dada muita atenção, pois para o autor, as relações eram irrelevantes e não influenciava o resultado final da campanha.
Após o surgimento do Modelo de Lasswell, a Teoria Hipodérmica ficou defasada por não englobar todos os aspectos importantes em uma mensagem midiática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário